terça-feira, 22 de outubro de 2013

Nintendo 64 - Acende Luz Vermelha mas fica na Tela Azul...

Como comentei com vocês, ontem consegui um Nintendo 64, que segundo o antigo dono, não estava funcionando, arrumei ele e nas minhas pesquisas, descobri que várias pessoas enfrentam esse mesmo problema. Confira um breve vídeo e abaixo vou explicar o que eu fiz e algumas outras possibilidades.



Descrição do problema:
- O N64 liga, acende a luz vermelha mas não manda sinal para a TV (a tela fica azul).
- A fonte, o cabo RF ou AV já foi testado, o Jumper Pak ou Expansion Pak está no console, mesmo assim o problema persiste.
- O jogo que você está testando é original, da região certa e está em bom estado.

O que funcionou para mim:
- Desmontei todo o console, removi o Jumper Pack, limpei toda a placa com um pincel macio.
- Com uma escova de dente limpa, escovei muito bem os contatos do slot do cartucho e do Jumper Pack.
- Com um bom-bril, dei uma limpada na parte metálica do slot do cartucho.
- Religuei todos os cabos... e... funcionou!

Outras possibilidades, caso isso não funcionar.
- Teste com outros cartuchos, as vezes o problema não é no console e sim no jogo.
- Tente usar um Expansion Pak no lugar do Jumper Pak.
- Limpe os contato com álcool isopropílico (não fiz pois não tinha).
- Limpe os contatos da entrada do cabo AV com a escova de dente.
- Caso nada disso funcionar, não desista e continue pesquisando uma solução.

Quem não sabe abrir o console nesse link tem um tutorial: http://www.ifixit.com/Guide/Repairing+Nintendo+64+Motherboard/1608/1

ATENÇÃO: Faça por sua conta e risco... para mim funcionou mas para você pode não funcionar.

Dúvidas deixe seu comentário.







6 comentários:

  1. Olá amigo, acabei de comprar um usado e até assustei, achando que estava sem funcionar, assoprei bastante o cartucho e o slot e agora pegou de boa!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, tinha um 64 parado aqui um tempo, só precisei limpar os slots e o cartucho com escova de dente e soprar bastante que voltou

    ResponderExcluir
  3. se ligar ele sem cartucho da alguma imagem pra teste?

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado cara, meu 64 pegou depois que limpei ele direitinho

    ResponderExcluir
  5. Estou com o mesmo problema, só que eu não tenho outros jogos pra testar e nem outro jumper pak! deixei ele de lado, ele tá com um cartucho sem adesivo, seria possivel saber qual jogo é pelas incrições impressas no chip? Obrigado!

    ResponderExcluir